REGIONAL

AMAPAZÃO 2020

Santana e Ypiranga abrem os jogos de retorno do Campeonato Profissional do AP

Com o retrocesso da pandemia do novo coronavírus no Amapá, a Federação de Futebol decidiu divulgar a tabela com os jogos que devem dar prosseguimento à competição deste ano
Por Marcelle Nunes

A Federação Amapaense de Futebol (FAF) apresentou aos clubes profissionais a tabela de retorno dos jogos do Campeonato de Futebol Profissional no período pós- quarentena. Ypiranga Clube e Santana Esporte Clube estreiam no dia 27 de agosto, às 20h no Zerão.

Por causa da pandemia, o Campeonato foi suspenso após o primeiro jogo da segunda rodada, dia 16 de março. Ainda faltam 17 jogos para a grande final, marcada para o dia 07 de outubro.
“A tabela será retomada de onde parou, respeitando as alterações necessárias para encaixar com segurança os clubes que estão em campeonatos nacionais também”, explicou Manoel Figueira, diretor do Departamento Técnico da FAF.
Antes do retorno dos jogos, a FAF organizou um cronograma de testagens dos atletas e comissões técnicas dos clubes. O protocolo das testagens inicia na próxima terça-feira, 04/08 e será executado por uma comissão médica e acompanhado pela Federação a cada rodada.
Pela segurança dos atletas e das comissões, além das testagens, a FAF e os clubes acordaram o fechamento das arquibancadas do Estádio Zerão nesse primeiro momento. Os jogos serão transmitidos pela FAF TV, na plataforma do MyCujoo.
“Enquanto não é seguro abrir as arquibancadas para as torcidas, vamos garantir que o torcedor assista a todos os jogos do campeonato de casa, através da FAF TV. Sabemos que a torcida é parte da emoção da disputa, mas agora, a saúde de todos é prioridade”, ressaltou Netto Góes, presidente da FAF.

Clique na imagem

Presencial
O expediente presencial também será retomado a partir de segunda-feira, 03/08 na sede da FAF, com o cumprimento de todas as medidas restritivas orientadas pelas autoridades de segurança e saúde.

LEIA MAISAcesse aqui a tabela dos jogos do Campeonato Amapaense 2020

Testes de Covid-19 nos clubes de futebol do AP estão em andamento
A Federação Amapaense de Futebol (FAF) definiu um cronograma para realização das testagens nos atletas que estão em preparação para o retorno aos campos neste período pós-quarentena. Além dos clubes, os servidores da Federação também passarão por testagem para atuação nos campeonatos.
Essa etapa será executada por uma comissão de saúde definida pela FAF e mais de 400 atletas serão testados. O primeiro dia desse cronograma é nesta quinta-feira, 06/08, e atenderá o time sub-17 do Santos –AP. A testagem acontecerá no Centro de Treinamento do clube.
“Definimos que os clubes que tiverem Centro de Treinamento receberão nossa equipe de saúde em seus CTS, os demais serão atendidos na sede da Federação, guardadas todas as restrições de segurança, claro”, explicou Netto Góes, presidente FAF.
As testagens dos servidores da FAF acontece na sexta-feira, 07/08, no período da tarde.
A agenda de testagens segue diariamente até a próxima quinta-feira, 14/08. Confira:
· Quinta 6/8 – Santos-AP Sub17
· Sexta – Oratório (Sub17)
· Sábado- Ypiranga (Profissional)
· Sábado – Macapá (Profissional)
· Segunda – São Paulo-AP (Profissional)
· Terça – Santana (Profissional)
· Quarta – Trem (Profissional)
· Quinta 14/08 – Santos (Profissional)

Parazão: retorno com muitas mudanças, muita expectativa e sem torcida

Jogadores dos dois clubes paraenses estão passando por exames para retornarem aos gramadas dando seguimento ao Parazão 2020
Por Andreia Espírito Santo

O Campeonato Paraense retorna em menos de um mês e com muita expectativa dos clubes e das torcidas. Para escolher 1º de agosto como o dia do retorno dos jogos de futebol no Pará, foram necessárias várias reuniões entre os clubes, a Federação Paraense de Futebol (FPF) e os órgãos estaduais e municipal até a aprovação do protocolo, que vai garantir a proteção de todos os envolvidos diante da pandemia novo coronavírus.
Quando a competição voltar, será diferente e com muitas mudanças. Uma delas é a escolha de Belém como sede única e jogos sem torcida. Para isso, os clubes do interior não terão despesas quando vierem para a capital paraense para realização dos jogos.“Enquanto os clubes estiverem em sua cidade de origem, os custos serão de responsabilidade deles. Quando eles vierem para Belém para jogar a 9ª e 10ª rodada e os que passarem adiante, os custos serão de responsabilidade da Federação Paraense de Futebol (FPF). Transporte, hospedagem, alimentação e também vamos disponibilizar o local para treino, que provavelmente será no CEJU, o espaço que a federação tem”, explicou o vice-presidente da FPF, Paulo Romano.O vice-presidente da FPF ainda analisou os possíveis cenários da fase mata-mata do Parazão. Ele lembrou que o Paysandu está classificado e o Remo está quase na semifinal. Aí os custos de hospedagem e treinos podem ocorrer com os times que são do interior.

“O Paysandu já está classificado, tem o estádio dele e utiliza. O Remo provavelmente deve está se classificando. Em relação aos outros, é provável que o Castanhal passe e vai se deslocar só no dia do jogo porque fica próximo daqui. Inclusive, o Castanhal volta ao treinamento na segunda-feira e os jogadores vão ficar confinados até o final do campeonato. O quarto é outro do interior, mas a federação vai ficar responsável por custear a hospedagem e o local do treinamento”, comentou.
Por ter Belém como sede única e pelo fato dos clubes estarem com problemas financeiros, foi decidido retirar 25% do prêmio da competição para os quatro primeiros lugares para custear as despesas dos jogos.
“O que foi retirado da meritocracia foi 25% do valor para despesas dos custos operacionais dos jogos. Pagamento de arbitragem, gandula, essas coisas que são inerentes ao jogo. Porque a responsabilidade é do clube mandante, mas como não vai haver receita de bilheteria, foi deduzido o valor para custear essas despesas”, comentou Paulo Romano.
Outra preocupação é em relação ao local de realização dos jogos. Paulo Romano explicou que o Mangueirão será o palco principal. Além disso, Remo e Paysandu não poderão jogar em seus estádios quando forem visitantes.
“O Mangueirão já está no processo de realocar o pessoal (os moradores de rua que estavam abrigados no local) para outra área. O Paysandu e Remo não poderão jogar na situação de visitantes em seus estádios. Se na última rodada todas as partidas forem no mesmo dia, vamos ter Remo e Paysandu como visitante e eles questionaram quem joga no Mangueirão. Se for necessário, a gente faz um sorteio. O time que for sorteado joga no Mangueirão e o outro deve deslocar para outro estádio”, comentou.

Mangueirão
Estádio escolhido para a realização de vários jogos do Parazão, a reportagem questionou a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEEL) sobre os serviços que estão sendo feitos no Mangueirão para garantir a segurança no local.
“A estrutura recebe cuidados no gramado, pintura e nas instalações elétricas e hidráulicas. A Seel informa ainda que serão realizados no local serviços de desinfecção e sanitização, com a higienização total da praça esportiva. Será ofertado álcool gel e estabelecido o uso obrigatório de máscaras nas dependências do estádio. A ação faz parte do protocolo do Ministério da Saúde para retomada dos campeonatos estaduais”, explicou.


TORNE-SE ASSINANTE DESTE SITE

Faça uma assinatura anual por apenas R$ 9,99 e torne-se mantenedor universal deste site.
É simples: preencha e envie o cadastro abaixo, em seguida, deposite em nome de
Emanoel Reis, Banco do Brasil, Conta 97045-X – Agência 2825-8, o valor correspondente
à sua assinatura (R$ 9,99). Envie para o e-mail pautamcp@gmail.com cópia digitalizada do
comprovante de seu pagamento. Concluída esta operação, você receberá em seu e-mail
as SENHAS exclusivas para acessar todas as reportagens especiais publicadas neste site.
Participe desta grande corrente de apoio à Imprensa Livre.
Assine o Amazônia Via Amapá.

PREENCHA O CADASTRO


LEIA MAIS: