TECNOLOGIA

“MELHORES AMIGOS”

Instagram lança ‘Threads’, aplicativo para troca de mensagens

Nova função da plataforma permitirá troca de fotos, localização, nível de bateria e texto com amigos próximos
(foto: Loic Venance / AFP)
Por Rafael Carelli

O Instagram anunciou, na quinta-feira (3), o lançamento do aplicativo ‘Threads’. A ideia da empresa, que faz parte do grupo Facebook Inc., é criar conexões mais ágeis e íntimas entre usuários que fazem parte das listas de ‘melhores amigos’, dando maior controle dentro da plataforma.
O ‘Threads’ engloba várias funcionalidades que ficaram conhecidas como marcas do concorrente, o Snapchat. Além da tela, que se abre diretamente na câmera, o usuário poderá enviar fotos e vídeos, que se deletam automaticamente. Os destinatários serão os amigos na lista de ‘melhores amigos’, do Instagram e as mensagens podem ser enviadas para vários de uma vez ou individualmente.
Outra função do novo aplicativo do Instagram é a possibilidade de compartilhamento de localização, algo parecido com o Snap Maps, do Snapchat. As fotos e vídeos feitos dentro da plataforma podem ser editadas com comentários, desenhos, filtros e figurinhas, como são os stories. Os status, como os existentes no Whatsapp, —também estarão presentes.
A conexão do aplicativo com o Instagram permitirá que as mensagens e fotos trocadas no ‘Threads’ possam ser vistas no Direct do Instagram, dando controle total ao usuário da plataforma.
O lançamento do novo aplicativo é um golpe direto na rivalidade entre Facebook e Snapchat. Pesquisas recentes mostram que a população jovem dos Estados Unidos tem preferência por usar o Snapchat e, aos poucos, abandonam o Instagram. As inovações na plataforma buscam atrair os mais novos para o aplicativo.
O aplicativo ‘Threads’ pode ser encontrado na AppStore (iOS) e na Google Store (Android) a partir da quinta-feira (3).

Uber lança aplicativo de empregos temporários; veja como funciona

A Uber anunciou, na noite desta quarta-feira (2), o lançamento oficial do aplicativo ‘Uber Works’. A plataforma começa a operar em Chicago e vai, aos poucos, expandir sua área de atuação. O ‘Works’ conectará candidatos a vagas de emprego temporárias e recrutadores, possibilitando pagamento pelo próprio aplicativo.
Alguns aplicativos com a mesma proposta já atuam nos Estados Unidos, como o Workpop e o Shiftgig. O Uber Works permitirá que o usuário procure por empregos que não tenham vínculo empregatício. Para isso, a empresa americana firmou parcerias com companhias de recrutamento, que conectarão contratantes e candidatos.
A ideia da plataforma é oferecer a experiência de ponta a ponta. No cadastro, o usuário registra seu currículo, a disponibilidade de turnos para trabalho e pretensão salarial. Dentro do aplicativo, o trabalhador pode gerir as horas extras, informar que não poderá trabalhar em determinado dia e receber seus pagamentos.
Segundo a Uber, a ideia do aplicativo é que o trabalho não é uma atividade em si. A empresa aponta que funções como cozinheiro, trabalhadores de depósitos, faxineiros e staff de eventos têm características que usam prioritariamente o trabalho temporário, facilitando para contratantes e candidatos.
A empresa americana enfrenta crise em suas atividades tradicionais, de aplicativo de mobilidade urbana. O capital da companhia foi aberto em maio e, por várias vezes, o valor dos papeis da Uber nas bolsas de valores atingiu números próximos aos do lançamento, zerando os ganhos dos investidores.
Os problemas de regulação, que causaram inúmeras polêmicas com o aplicativo original, Uber, Uber Eats e Uber Pool, também podem ser um problema para o Uber Works. As legislações trabalhistas variam de acordo com o local de atuação, até mesmo dentro do mesmo país, prometendo grandes disputas jurídicas para a ampliação do novo serviço.
Lançado primeiramente em Chicago, o aplicativo tem a proposta de atingir a excelência na cidade, localizada no estado americano de Illinois. A empresa não fixou datas de lançamento para outras cidades dos Estados Unidos e nem em outros países.

ASSINATURA

Torne-se mantenedor universal deste blog. Faça uma assinatura trimestral por apenas R$ 20,00. É simples: preencha e envie o cadastro abaixo, em seguida, deposite em nome de Emanoel Reis dos Santos, Banco do Brasil, Conta 97045-X – Agência 2825-8 , o valor correspondente à sua assinatura (R$ 20,00). Envie para o e-mail pautamcp@gmail.com cópia digitalizada do comprovante de seu pagamento. Concluída esta operação, você receberá em seu e-mail a SENHA exclusiva para acessar todas as reportagens especiais publicadas neste site. Participe desta grande corrente de apoio à Imprensa Livre. Assine o Amazônia Via Amapá.

Anúncios